Depois de ter lido uma carta aberta ao Presidente da Republica feita por um professor a queixar-se do ensino, da qualidade dos alunos, etc, que está muito bem escrita, e que descreve muito bem o ensino em Portugal, como as turmas CEF sendo um barril de polvora prestes a explodir (gajos de 20 anos a tirarem o 9º ano e por aí) e depois vendo aquelas pessoas que defendiam que eles eram uns santinhos e os CEF's eram perfeitos eu que já tenho alguma expriência de vida (não é uma coisa boa de se aprender, mas eh uma coisa boa de se ter) escrevi isto:
"Na minha opinião cada um escolhe a sua vida, tenham problemas ou não, vivam bem ou não. O ser humano tem a capacidade de fazer as suas escolhas, desde o momento em que nasce.
Eu andei 4 anos numa escola que quem anda lá sabe bem o que é (roubos todos os dias, porrada e facadas à mistura dia sim dia não, charros e droga a circular e ser traficada).
Eu escolhi não ser pisado por ninguém e não entrar no circulo. E mesmo assim, tive la 4 anos e nunca chumbei, mesmo com dificuldades.
Não me venham dizer que as turmas CEF são boas, porque não são. A maioria (atenção que nao disse todas, mas sim maoiria) das pessoas que para lá vão tirar o 9º ano estão se a cagar para aquilo. Mesmo que no inicio tentem se esforçar depois esbarram-se completamente, porque se não tiveram força para fazer as escolhas mais dificeis antes, não é agora que vão ter. O ambiente define as pessoas. Filho de ladrão pode ser policia e vice-versa.
Acho que os professores em muito caso deviam de ter mais poder sobre as pessoas. Não me venham com historias que são uns santinhos porque ninguém é.
E dizerem que a educação das pessoas é deixada para os Morangos com Açucar, não é verdade, pois só tem essa educação dos "morangos com açucar" quem tem tempo para ver "morangos com açucar" e quem GOSTA de "morangos com açucar".
Eu sinceramente, não censuro ninguém. Há quem faça pela vida, como também há o contrário.
E depois também não me venham dizer, que emprego para jovens está dificil, porque quem tem o 9º ou o 12º tem facilidades grandes em arranjar emprego.
E não, eu não sou rico e sei muito bem o k eh viver na merda, muitas vezes sem nada pa comer ou com luz cortada. Sei muito bem o que é cair e levantar sozinho e entretanto não sou um daqueles otários que tá num CEF pa fazer merda. Na realidade estou num curso profissional e acho que há certas pessoas que não fazem falta lá, mas nada na vida é perfeito.
Tento entender as reações de outros, e de gente mais nova sobretudo. Fico triste vendo como esta minha geração e mais novas se estão a estragar com drogas e materialismos, e com aquilo do "eu tenho de provar que sou melhor, entrando no circulo". Mas não fico so triste como me revolta.
Pitas cada vez mais armadas em mulheres que vão para as aulas pintar as unhas ou noutros casos pitas que vão pa aula com bolsas da Lacoste armadas em meninas ricas so para mostrarem que são boas, nunca ligando nada ao que se está a dar, apenas aos "gajos bons" presentes nas aulas.
Nos rapazes também, aqueles putos que vão atirar papelinhos e estojos à cabexa de outros ou por outro lado aqueles que vão todos ganzados com uma ganda moca para a aula, porque tiveram a fumar um ou mais charros no intervalo.
Uma pessoa ficar triste e revoltada não serve de nada. Eu sempre gostei de crianças e tento ajuda-las a não irem por caminhos que eu por experiencia propria sei k nao sao bons, e que se forem por aqueles caminhos, aparentemente mais faceis, se vão estragar ou que há 99 por cento das hipoteses de isso acontecer.... E com os meus amigos, que são mais novos que eu, muitos deles, ainda tento ajudar mais para não se perderem porque não quero ver mais homens e mulheres do futuro perdidas, pois isso só ajudaria a sociedade a ficar uma merda maior daquela que já é.
As pessoas não nascem feitas, o caminho que elas tomam é que as fazem."
Após isto ainda veio gente criticar e aí então ainda fiz uma descrição verdadeira e mais directa:
"Estado em Portugal (E nao me venham de novo com coisas de não ter hipoteses que isso é o que não falta ao longo da vida)
Um aluno normal que esteja dentro do circulo (vestindo chapeu lacoste, argolas ouro, fato treino ou casacos que imitam o dos ricos, com peles e pelos, com uma bolsa da lacoste etc):
- Oh Socio! Qual eh a aula a seguir?
- História.
- Foda-se, aturar aquele stor com cabeça de abacaxi.
- LOL, ya..
- Tass bem entao, fika bem.
- Fika
Na aula de historia o aluno que começou a fazer as perguntas não aparece; porque ficou la em baixo a fumar "uma".
Quando acaba de fumar vê uns putos lá ao fundo a passarem para irem para a escola, porque a escola deles fica ali perto, e vira-se po amigo, com uma ganda moca:
- oh! Olha so akeles putos ali!
- Che ! Ganda movel!
- Ya xD Bora la?
O rapaz que teve os pais a trabalhara para comprar o telemovel fica sem ele e os otros 2 ganham dinheiro a vendelo.
O rapaz vai para a escola enervado, triste e revoltado, porque ficou sem o telemovel que tanto tinha querido e que tinha finalmente.
Os outros dois voltam para a escola, vão à outra aula na boa, sem problemas nenhuns a gabarem-se do que fizeram.
O rapaz que ficou sem o telemovel foi castigado pelos pais, nao devia de ter levado o telemovel, notas descem porque ele entra em depressao.
Os que roubaram todos felizes, vão à escola, copiam no exame de recuperação, fazem cabulas num papelzito ou mesmo no telemovel, e têm uma granda nota.
Agora venham me dizer k nao eh assim para eu me rir um bocado... E nao discirmino ninguem, apenas luto contra todas as pessoas k nao fazem nada pela vida e se dedicam a estragar a dos outros, que infelizmente isto anda cheio e nao haja duvida que nos CEF's ha muitos, mas não é só por lá, mas a maioria é de certeza.
Pessoas assim não merecem essas oportunidades.
CEFS ajuda todos está certo. Ajuda uns que querem subir na vida mas nao tiveram opurtunidade mas principalmente ajuda aqueles que nao fazem nada da vida e que veem nos CEF's uma maneira de estar na escola com o pessoal a falar e a kagar-se para o resto."
Isto foi num forum privado. Agora tornei este tópico publico para saber a opinião de todos os leitores do meu blog.
Ai no comment em baixo, se quiserem deixar a vossa marca, eu agradeço ;)
Cumps
"A vida é a preto e branco, cabe-te a ti decidir se a queres colorir ou não"
"A única coisa certa na vida é a dúvida"
"10 Milhões juntos, 10 Milhões separados"
sexta-feira, novembro 23, 2007
Dinheiro
Dinheiro...
Porque faz ele tanta falta?
Criador de felicidade e infelicidade...
Destruidor de vidas, e criador de ódio, violência e medo.
Criador de amizade e amor (infelizmente), momentos únicos e outros sufocantes.
O que é este dinheiro? Simples números destruidores de vidas completas...
Manipuladores, conservadores, roedores, simples números, que abanam mundos.
Mundos estes que não conseguimos controlar.
Saem da nossa mão, querem logo voar.
Querem de nós fugir,
E ali nos deixar
A sucumbir...
If Money won't exist, world would be perfect
By jack
Porque faz ele tanta falta?
Criador de felicidade e infelicidade...
Destruidor de vidas, e criador de ódio, violência e medo.
Criador de amizade e amor (infelizmente), momentos únicos e outros sufocantes.
O que é este dinheiro? Simples números destruidores de vidas completas...
Manipuladores, conservadores, roedores, simples números, que abanam mundos.
Mundos estes que não conseguimos controlar.
Saem da nossa mão, querem logo voar.
Querem de nós fugir,
E ali nos deixar
A sucumbir...
If Money won't exist, world would be perfect
By jack
quarta-feira, novembro 21, 2007
Akeles dias
D'aqueles dias unicamente únicos, com uma sensação de voltar atrás, a um tempo já vivido mas nunca assim sentido.
Akelas tardes, bem não sei, diferentes, uma forma de voltar atrás.
Talvez ninguém entenda este sentimento, mas também não é isso que me importa.
O que me importa, geração esta nova, que agora ai anda, que finalmente estou a conhecer, que me dá mais uma razão para viver.
Não sei se será mais forte, mas penso que sim. Que mude o mundo, que consiga vencer a todos os entraves até hoje postos.
Geração mais forte, não pelo lado negativo, mas antes pelo contrário. Resto diminuto daquilo que ainda hoje existe de bom, que não é de se deitar fora.
Mas sim de aproveitar, de ajudar, acompanhar, fazer ver, viver, conhecerem a vida tal e qual como ela é, mas nunca entrando no circulo.
Finalmente vejo, agora que consegui me desprender, ver, que não eh apenas aquele mundo que eu de tão perto conheço, que existe, que existe também aqueles que teem força, que ainda resistem e vivem, num mundo tão paralelo àquele cada vez mais real, que existe ameaçando e destruindo cada vez mais o mundo.
Nada é perfeito, mas há coisas que na realidade são boas, mas que não podemos é deixarem se estragar.
Este sistema viciado, de país comprado, de sociedade renegada, pisada e rebaixada, que se auto corroí e se destrói não pode destuir aquilo que ainda resta.
Neste momento, felizmente, já posso dizer... Hoje tive a sensação... Tão estranha e rara.... De estar feliz...
Combinação simplesmente pérola de factos, pessoas e momentos, que uma vez mais passou mais uma vez muito perto do resto da degradação existente.
Criadores de confusão, egoísmo, medo, violência, marginalizados pela vida, sem força pra lutar por mais, dedicam-se a degradar aquilo que há de bom.
Hoje a tarde foi única sim...
Agradecer não é sufuciente para exprimir aquilo que sinto, mas é o máximo do ser humano para se poder exprimir, através de um texto perdido como este, que nunca por ninguém é lido.
Agradeço a minha turma toda, que são na realidade únicos, especiais de uma certa maneira do seu ser, do seu existir e ainda aquela nova geração que me ouve, e que luta contra tudo, que valem mais do que muitos, e que têm de ser apoiados... Principalmente as 2 Pessoas: Joao e Kishan....
João pela sua forma de ser, ingénua de certa forma, que faz para se dar bem com todos e que luta para sobreviver à sua maneira mas não baixando guarda e ao Kishan pela sua forma inteligente de lidar com tudo, os seus múltiplos interesses em tudo o que hoje se considera de nerd's como livros etc, o que me faxina.
Mt obrigado a todos,
Forever....
Through the storms and winds,
Playing all game of life!
BY Jack!
Akelas tardes, bem não sei, diferentes, uma forma de voltar atrás.
Talvez ninguém entenda este sentimento, mas também não é isso que me importa.
O que me importa, geração esta nova, que agora ai anda, que finalmente estou a conhecer, que me dá mais uma razão para viver.
Não sei se será mais forte, mas penso que sim. Que mude o mundo, que consiga vencer a todos os entraves até hoje postos.
Geração mais forte, não pelo lado negativo, mas antes pelo contrário. Resto diminuto daquilo que ainda hoje existe de bom, que não é de se deitar fora.
Mas sim de aproveitar, de ajudar, acompanhar, fazer ver, viver, conhecerem a vida tal e qual como ela é, mas nunca entrando no circulo.
Finalmente vejo, agora que consegui me desprender, ver, que não eh apenas aquele mundo que eu de tão perto conheço, que existe, que existe também aqueles que teem força, que ainda resistem e vivem, num mundo tão paralelo àquele cada vez mais real, que existe ameaçando e destruindo cada vez mais o mundo.
Nada é perfeito, mas há coisas que na realidade são boas, mas que não podemos é deixarem se estragar.
Este sistema viciado, de país comprado, de sociedade renegada, pisada e rebaixada, que se auto corroí e se destrói não pode destuir aquilo que ainda resta.
Neste momento, felizmente, já posso dizer... Hoje tive a sensação... Tão estranha e rara.... De estar feliz...
Combinação simplesmente pérola de factos, pessoas e momentos, que uma vez mais passou mais uma vez muito perto do resto da degradação existente.
Criadores de confusão, egoísmo, medo, violência, marginalizados pela vida, sem força pra lutar por mais, dedicam-se a degradar aquilo que há de bom.
Hoje a tarde foi única sim...
Agradecer não é sufuciente para exprimir aquilo que sinto, mas é o máximo do ser humano para se poder exprimir, através de um texto perdido como este, que nunca por ninguém é lido.
Agradeço a minha turma toda, que são na realidade únicos, especiais de uma certa maneira do seu ser, do seu existir e ainda aquela nova geração que me ouve, e que luta contra tudo, que valem mais do que muitos, e que têm de ser apoiados... Principalmente as 2 Pessoas: Joao e Kishan....
João pela sua forma de ser, ingénua de certa forma, que faz para se dar bem com todos e que luta para sobreviver à sua maneira mas não baixando guarda e ao Kishan pela sua forma inteligente de lidar com tudo, os seus múltiplos interesses em tudo o que hoje se considera de nerd's como livros etc, o que me faxina.
Mt obrigado a todos,
Forever....
Through the storms and winds,
Playing all game of life!
BY Jack!
Subscrever:
Mensagens (Atom)